quarta-feira, dezembro 07, 2005


Zimbabué:Polícia esmaga marcha do Dia Mundial da Luta contra a Sida

Harare, Zimbábue, 1 de Dezembro 2005 - Num acto de barbaridade excessiva a Polícia da República do Zimbábue compareceu na marcha do Dia Mundial da de luta contra a Sida, de quinta-feira, e ordenou que os manifestantes dispersassem. Enquanto esta noticia foi publicada, na página do Indymedia Central, cinco dos organizadores dos protestos ainda estavam sobre custódia policial desde o meio-dia. Estes são Munyaradzi Gwisai da Organização Internacional dos Socialistas, Mao Nyikadzino (Assembléia Constitucional Nacional), Sostain Moyo (Ativistas do Zimbábue Contra a Sida), e Anna e Gladys da Rede de Apoio para Mulheres e Sida (WASN).

A triste ironia é que a polícia tinha dado autorização para a marcha do Dia Mundial da Sida e para a reunião na Africa Unity Square para após uma volta dizer que o acto não poderia continuar, e pior, ainda prender certas pessoas. Isso é claramente uma forma de promover uma armadilha e levar as pessoas a ela.

O sucesso da acção é muito inspirador. Centenas de pessoas marcharam nas ruas de Harare cantando e erguendo faixas por mais de meia hora. Pessoas levavam faixas que pediam acesso aos anti-retrovirais(ARV) e demandas da "Acção Contra a Pobreza". Estas incluíam salário digno para os trabalhadores, gasolina, disponibilidade de absorventes, leite em pó para bébés e redução dos impostos. O povo pedia também transparência na arrecadação de fundos contra a Sida, para o qual os trabalhadores contribuem dolorosamente. Fundos estes que são muitas vezes saqueados por burocratas que se emcontram no poder. Houve também uma presença significativa de activistas da Assembleia Constitucional Nacional(NCA) pedindo uma nova constituição conduzida pelo povo.
Advogados pertencentes à "Advogados do Zimbábue Pelos Direitos Humanos" estão ocupados na libertação dos companheiros detidos. Nós pedimos a todas/os que bombardeiem a delegacão de polícia com telefonemas e faxes exigindo a libertação dos que se encontram sob custódia policial.


Pergunto-vos: cabe na cabeça de alguém impedir a realização de uma marcha contra a SIDA?
Não, óbvio que nunca imaginamos isso, aqui do lado dos ricos. Mas vemos que afinal, nos países africanos pobres, devastados pela doença, os governos continuam a ter atitudes destas, completamente autistas e desfazadas da realidade.

Felizmente, parece que graças à pressão interna e externa, os activistas que tinham sido presos, já foram libertados.
Esperam-se melhores dias para a luta contra a SIDA..

1 Comments:

Blogger cris said...

Enfim, uma idiotice pegada. Provavelmente apoiada pela Administração Bush, q tb cortou mtos financiamentos na luta contra a sida...
:((

5:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home