quinta-feira, novembro 03, 2005

Opinião Pública "SIC Noticias"

Alguém viu o "Opinião Pública" da SIC Notícias de hoje ? Bem, para quem não viu, o tema foi "Disciplina de Educação Sexual. Sim ou Não ?" e o convidado foi o Doutor Daniel Sampaio que liderou o grupo de avaliação do estado da Educação Sexual em Portugal.
Foram várias as conclusões tiradas por este grupo de avaliação. Nomeadamente:

1º Foi feita pouca coisa em Educação Sexual desde 1984. As Acções foram sempre muito dispersas e pontuais, segundo a opinião desta Comissão de Avaliação.

2º Não haverá uma disciplina de Educação Sexual, o que, por si só, não é uma novidade. Haverá antes, uma disciplina de Educação para a Saúde onde várias temáticas são abordadas, entre as quais, a educação sexual. A Educação Sexual será também abordada em outros tempos de aula, mais precisamente: em área de projecto e estudo acompanhado ou algo semelhante.

3º Recomenda a não renovação de protocolos com ONGs. A escola será a única instituição responsável por este processo em colaboração com os Centros de Saúde da região. Ou seja, Educação Sexual = Prevenção de doenças, anatomia e fisiologia masculina e feminina, contracepção. Aqui temos o modelo bio - médico no seu expoente máximo (Ai... os movimentos anti-escolha e já agora, os movimentos pró-escolha). Onde pára o modelo bio-psico-social da própria medicina ? Mas pronto, tudo bem, o Doutor Daniel Sampaio é que percebe realmente disto e eu ainda terei de comer muita papinha para ficar "grande" como ele.

4º O Doutor Daniel Sampaio reconhece uma lacuna no novo modelo. O secundário. Mas para isso, haverá sempre um gabinete de atendimento nas escolas gerido pelos professores em colaboração com os Centros de Saúde da região.

5º O Doutor Daniel Sampaio diz, e agora todos acreditam, que existem milhares de professores com formação nesta área e que por isso não haverá problema. Os professores estão "cheios de vontade" para trabalhar nesta área. Mas quem os impediu de trabalhar até agora ?

Observação: Alguém se lembra da participação de uma das primeiras telespectadoras ? "A castidade é importante e por vezes a impotência no seio de um casal é importante para manter essa castidade." Que pérola. Em suma, quando for grande quero ser impotente para mais fácilmente ser casto e me tornar santo. Assim, terei acesso directo ao paraíso.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E aí vamos ter mais do mesmo...mais um projecto piloto, mais uma nova abordagem, mais uma nova metodologia, mais uns senhores novos (ou nem isso) e a Educação Sexual passa mais uma vez para o terreno onde tem estado (nos papeis e nos discursos dos políticos preocupados, dos lideres empenhados e nas práticas pedagógicas de professores e técnicos das ONGs)....Mas agora é que vai ser....o Dr. Daniel Sampaio e a sua Comissão ( também quero ter uma comissão ...brrrr) vão ter mais fonte inspiradora para os seus livros escritos por adolescentes...finalmente passa do suicidio e consumos aditivos para a Saúde Mental mas Sexual ou Reprodutiva.....Ai que a memória é curta e eu não sou de intrigas..... Ai o que vale ser crescido e ter um a......

8:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home