domingo, dezembro 25, 2005

Paquistão: pai mata quatro filhas por uma ter casado por amor

Multan, Paquistão, 25 Dez (Lusa) - Um pai, cuja filha mais velha casou por amor e sem o seu consentimento, cortou-lhe e garganta enquanto dormia, antes de matar outras três filhas, numa remota aldeia do Leste do Paquistão, revelou a polícia.


Nazir Ahmad, um trabalhador na casa dos quarenta anos, receava que as s uas filhas mais novas, entre os 4 e os 12 anos, seguissem os passos da irmã, exp licou a mesma fonte.

O homicida entregou-se à polícia depois dos crimes em Burewala, a cerca de 115 quilómetros a Leste de Multan, a principal cidade da província do Punjab .

A filha mais velha, Muqadas Bibi, de 25 anos, casara-se, há algumas sem anas, com o homem que escolhera, contra a vontade do pai.

Foi morta pelo progenitor, quando visitou a casa paterna e enquanto dor mia.

A polícia está a investigar se o pai contou com a ajuda de outros paren tes para cometer os crimes e procura localizar o marido de Mugadas.

Li esta notícia no site da RTP há pouco e obviamente, fiquei revoltado. Até pensei em dizer que é intolerável tamanho desrespeito pelos direitos humanos, mas depois, lembrei-me da ocupação do Iraque, das minas antipessoais, da fome em África, etc.
Este é, apesar do sofrimento a que leva, um problema cuja solução é das chamadas "menos prioritárias". Infelizmente, porque penso que as lutas podem ser paralelas e simultâneas.

De qualquer modo, esta questão fez-me lembrar dum livro que li há bem pouco tempo, "Nem Putas nem Submissas". O livro tenta descrever a experiência do movimento feminista nos subúrbios franceses, contra o autoritarismo macho. Fadela Amara, líder do movimento e Presidente da Federação Nacional das "Maisons des Potes" relata alguns casos de jovens adolescentes que são enviadas para o país de origem da família, geralmente magrebina. Este é o castigo para quem desrespeita a norma estabelecida de que a mulher é inferior.
Enfim... sugiro o livro a todos.