quinta-feira, dezembro 29, 2005

Mais um bom exemplo de autocritica católica
Regina Jurkewicz, coordenadora dos Católicos pelo Direito de Decidir e (ex) Professora no Instituto Teológico da Diocese de Santo André (cidade de São Paulo) há oito anos, publicou recentemente os resultados da sua pesquisa de doutoramento, a qual abordou a temática da violência sexual contra as mulheres por parte do clero brasileiro.
A sua pesquisa foi financiada pela UNIFEM e conclui que a Igreja Católica Brasileira tem agido acima da lei, escondendo os casos de violência sexual dentro da Igreja, silenciando as vitimas e encobrindo os agressores.
Os resultados foram amplamente divulgados e é claro que para surpresa de muitos, mas sem qualquer surpresa para alguns, a Sra. Regina Jurkewicz recebeu uma carta de despedimento do Instituto em que trabalhou durante oito anos.
Justificação para o despedimento: divergência de opiniões.

Mais um caso típico da síndrome católico: “o problema está na sociedade. Nós somos religiosos e ainda por cima católicos, por isso, somos imunes a tudo isso. Aliás, somos infalíveis. Para quê autocrítica ?”

Pérola das pérolas é a carta de despedimento. Vejam só:
Do Instituto de Teologia da Diocese de Santo AndréPara professora Regina Soares Jurkewicz
Notificação enviada dia 30 de Junho de 2005

S.Paulo 21 de Junho de 2005
Profa. Regina
Com o intuito de preservar o seu direito ao livre pensamento, assegurado pela constituição brasileira bem como o direito divino, vimos por meio desta, notificar o seu desligamento do quadro docente do nosso Instituto de Teologia a partir de 30 de Junho de 2005.
Tal decisão se dá pelo fato de que esta instituição, embora assegurando a sua liberdade de pensamento, não aceita e não concorda com os mesmos, resultando assim, em um impasse insolúvel.
Desejando felicidade, agradecemos a sua colaboração até o presente momento.
Assinam:
Prof. Pe Edmar Antonio de Jesus – Diretor do Corpo Docente
Prof. Pe Pedro Teixeira de Jesus – Reitor do Instituto de Teologia.
Mas que impasse... o que fazer ? Hum... despedir.