quarta-feira, janeiro 11, 2006

Estamos contigo, Daniela.
Carta endereçada à cantora Daniela Mercury (endereço e e-mail omitidos)
1º de dezembro de 2005
Prezada Daniela,
Em nome da campanha Condoms4Life (Preservativos pela Vida) e como católica, escrevo-lhe para aplaudir sua ativa participação no combate à Aids e para expressar minha mais profunda indignação pela decisão do Vaticano de cancelar sua participação em um concerto de Natal, marcado para 3 de dezembro.
O Brasil – o país com a maior população católica – é reconhecido a nível mundial como país exemplar no combate à Aids. Um exemplo importante do compromisso brasileiro foi a campanha de prevenção da Aids e DSTs, no carnaval passado, em que você incentivava na televisão o uso de preservativos. Como católicos e católicas, nós aplaudimos sua participação nesta campanha como atividade moral e em prol da vida. Também aplaudimos sua coragem em não aceitar ser silenciada e de não abrir mão do "direito de discordar da posição da Igreja no que diz respeito ao uso da camisinha na prevenção da Aids".
A campanha Condoms4Life, um projeto de Catholics for a Free Choice (CFFC), expressa a posição dos milhões de católicos e católicas que também discordam da proibição do uso do preservativo como maneira de combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha Condoms4Life começou em 2001 para desafiar as falsas declarações dos bispos católicos contra os preservativos e também para promover uma visão mais saudável da sexualidade. Queremos que se reconheça que bons católicos e católicas usam preservativos para se proteger. Insistimos que no método de prevenção ABC (a abstinência, a fidelidade e o uso de preservativos) não se deve esquecer do uso de preservativos nem rejeitar como imorais as expressões responsáveis da sexualidade.
Voltamos a aplaudir seu compromisso com uma estratégia integral de combate à Aids e esperamos que outras pessoas também rejeitem a posição da Igreja Católica contra o uso do preservativo. Estamos lhe enviando alguns materias e informações sobre a campanha Condoms4Life que podem lhe interessar.
Atenciosamente,
Frances Kissling
President, Catholics for a Free Choice
Cc: Mr. José Saraiva Felipe, Minister of Health
Dr. Pedro Chequer, National STD/AIDS Program, Ministry of Health