terça-feira, novembro 08, 2005

Ser ou não ser homofóbico(a). Eis a questão...
Tenho a certeza que não seria a única escola com este tipo de "gestão de afectos".
Esta "pérola" vem no DN de hoje. Bem, deixo a notícia à vossa consideração:
Namoro homossexual polémico
"Escola de Gaia tem como política não permitir beijos em nome do 'respeito'"
elsa costa e silva
O namoro entre duas jovens alunas gerou polémica na Escola Secundária António Sérgio, de Gaia. A Associação de Estudantes (AE) considera que o Conselho Executivo demonstrou uma atitude homofóbica relativamente às duas alunas, mas os responsáveis pela escola negam qualquer perseguição ou discriminação das jovens. O Ministério da Educação afirmou ao DN não ter qualquer conhecimento do caso.O caso teve início há quase duas semanas, a partir de uma discussão entre uma das alunas homossexuais e uma auxiliar de educação. Mas as versões não são coincidentes os alunos contam que o problema começou com uma troca de palavras entre as duas. O presidente do Conselho Executivo, António Teixeira, acredita que as duas alunas terão sido encontradas a beijarem-se, afirmando ser política da escola, sem qualquer discriminação na orientação sexual dos alunos, não permitir manifestações de afectos, como beijos. Esta posição resulta, segundo explicou a escola em comunicado, de "uma necessidade de promover o respeito mútuo, a sã convivência entre toda a comunidade escolar".Por isso, garante, "o relacionamento das duas alunas não tem incomodado este Conselho Executivo". E explica ainda que deu, "sem quaisquer reticências", autorização para a realização de um debate na escola sobre o tema "Homofobia". O comunicado da escola refere que os alunos "podem tomar a opção sexual que entenderem, preservando sempre os limites exigíveis a todos os utilizadores de um espaço público. E isto é válido para homo e heterossexuais".Jorge Pereira, membro da direcção da AE, diz, contudo, que uma das jovens foi "repreendida pela falta de respeito que teve com a empregada, mas também pelos comportamentos homossexuais dentro da escola". E que, depois da conversa mantida com o presidente do Conselho Executivo, foi ter com a AE a pedir ajuda. Nessa sequência, explica Jorge Pereira, foi organizado o debate sobre homofobia. Quanto à proibição de beijos no interior da escola, o membro da AE argumenta "nada haver nos estatutos" e que havia mesmo uma professora que "fazia ronda na escola para ver se não havia exageros nos afectos".A situação está agora "calma", adianta Jorge Pereira. As duas alunas, de 17 e 19 anos, a frequentar respectivamente o 10.º e o 11.º ano, não foram identificadas. Aliás, dizem os colegas, os pais não sabem que são homossexuais e a mãe de uma delas terá sido informada do facto pelo director de turma. Quanto à restante comunidade escolar, afirma a AE, não há quaisquer problemas de rejeição relativamente às jovens. "Alguns dizem piadinhas, mas é normal", afirma Ana Marques, outro elemento da Associação de Estudantes.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Blogger Al Mansouri gets 18-month prison sentence
Voiced outrage at the 18-month prison sentence passed by a Tripoli court on Abdel Razak Al Mansouri, a weblogger and former bookseller, Reporters Without Borders today reiterated its call for his immediate and ...
Find out how to buy and sell anything, like things related to instant road repair on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like instant road repair!

10:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home