quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A AIDS Portugal noticia e nós ligamos tudo
Pois é, seria melhor, se estivéssemos perante uma teoria da conspiração qualquer. Mas, não me parece. Senão vejamos:
“Os portugueses não usam preservativo apesar da ameaça da SIDA”), o que até é compreensível, pois, se é difícil mudar atitudes, ainda será mais difícil mudar comportamentos. Mas, e há sempre um «mas» é sempre possível fazer algo. Para isso, é que existem políticas de saúde pública e de prevenção suportadas teóricamente, por exemplo: nos modelos que trabalham atitudes. Por isso, é que é tão importante trabalhar as crenças, as emoções, as influências sociais a que as pessoas estão sujeitas, etc... blá... blá... blá... Em suma, algo que é corrente na Sociologia, Psicologia e outras ciências sociais e humanas (sempre vistas como indispensáveis nas intenções e totalmente dispensáveis na prática. Mas isso é assunto para outras lides).
Pois é, faz-se de tudo para tentar mudar as atitudes e comportamentos das pessoas. No entanto, há quem faça “preces e avisos contra os preservativos” enquanto “a SIDA não abranda em África”e é claro, “o Papa evita assunto de preservativos em mensagem sobre SIDA".
Será que estamos perante uma teoria da conspiração? Claro que sim (e daquelas cabeludas, de um qualquer psicótico internado). Segundo, a Rita Lobo Xavier o lobby gay é que nos quer desgraçar a todos, através do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o lobby gay é que nos quer desgraçar a todos, através do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou será o sexo em público entre pessoas do mesmo sexo da Manuela Ferreira Leite (que é um facto comprovado pelos números desta economista e ex Secretária dos assuntos da Educação do nosso pequeno país povoado por teorias conspirativas).